Contratar escritório de arquitetura

Como contratar um escritório de arquitetura?

O arquiteto é uma figura indispensável para qualquer obra. Na hora de reformar um apartamento, uma casa ou um prédio, é fundamental contar com o apoio de um escritório de arquitetura. Em primeiro lugar, isso tem a ver com a capacidade técnica, o que gera qualidade e segurança para o resultado da transformação.

Além disso, ter gente especializada tocando as etapas diminui o seu trabalho e suas preocupações. Os responsáveis cuidarão dos fornecedores, da mão de obra, da continuidade de execução e muito mais. Sua tranquilidade, afinal, não tem preço.

Já que essa presença é tão importante, é fundamental escolher, cuidadosamente, os profissionais certos. Para não errar na decisão, veja como selecionar o melhor escritório de arquitetura.

Comece entendendo as suas necessidades

Se você não souber o que espera do trabalho do arquiteto, simplesmente não há parâmetros. Qualquer coisa feita será, ao mesmo tempo, excelente e inadequada. Parece contraditório? Mas é exatamente o que acontece sem definir interesses e objetivos.

Portanto, é indispensável avaliar o que espera. Se a ideia é reformar o condomínio, pense no que atenderá melhor os condôminos, qual é o orçamento disponível e qual é a maneira ideal de fazer a obra.

No caso de uma transformação residencial, identifique os principais problemas e o que fará com que a família fique plenamente satisfeita com o lar.

Isso servirá para identificar, por exemplo, os especialistas nas transformações que você pretende realizar e quais são os pontos dos quais não é possível abrir mão. Ao final, o resultado é muito mais satisfatório.

Analise como o atendimento é feito

Depois de descobrir o que é preciso fazer no imóvel, é hora de iniciar a pesquisa. Faça o levantamento com os principais escritórios de arquitetura da região. Nessa hora, vale tudo: pedir indicações para outros moradores ou síndicos, realizar buscas na internet e até procurar nos arredores.

Feito isso, você terá seus primeiros candidatos. Apesar de não ser um reality show musical, chegou a hora de julgá-los e descobrir quem vai para a próxima fase!

Para tanto, passe pelo atendimento. Entre em contato e veja como essa etapa se desenrola. Se o escritório de arquitetura demora a responder uma solicitação ou fica te jogando de um setor para o outro, não é um bom sinal.

Por outro lado, uma equipe que, logo no primeiro contato, é prestativa e eficiente é um prenúncio de que, provavelmente, todo o resto também tem alta qualidade.

Aproveite ao máximo a primeira reunião

Após realizar a abordagem inicial, será possível eliminar alguns nomes da lista. Com menos opções, pode-se partir para um encontro. Chegou a hora da primeira reunião!

Essa é a situação em que você apresentará, para os profissionais, todas as dificuldades e dores com o imóvel. No melhor estilo ombro amigo, mas com toda a capacidade técnica, os especialistas tomarão nota do que é preciso.

A partir daí, conseguirão propor soluções e farão perguntas para compreender quais são as expectativas. Esse é um momento de troca, de questões, respostas, discordâncias e afirmativas.

Por isso, desconfie de quem apresenta proposições que parecem mágicas ou de quem não intervém para propor elementos realmente condizentes.

Conheça o trabalho e os projetos anteriores

Outro momento muito importante nessa reunião tem a ver com as referências. Assim como candidatos a uma vaga de emprego precisam apresentar um currículo, o escritório de arquitetura deve mostrar seu portfólio.

Nele, estão suas principais obras e clientes. Isso mostra qual é o estilo de atuação da equipe, qual é o resultado obtido e quem também já utilizou seus serviços. Acima de tudo, denota experiência no mercado e traz a ideia de gente que sabe o que faz.

Para aumentar a sua segurança, considere contatar alguns dos clientes ou até visitar os locais, se for viável. Isso dará uma ideia bem completa do que esperar após fechar negócio.

Avalie a proposta

Antes de partir para a ação, um contrato terá que ser assinado. Porém, antes disso é comum que o escritório envie a chamada proposta comercial. Esse documento tão importante demonstra quais são os pontos relevantes sobre a obra, caso a etapa seja finalizada.

Fique de olho neste elemento, pois ele deve estar completo. O escritório deve estabelecer, por exemplo, como será composta a equipe designada e quais são os pontos que serão trabalhados na reforma.

Também deve apresentar um cronograma e o orçamento, assim como os materiais utilizados e a garantia oferecida.

Se tudo estiver pela metade — ou, pior, se esse documento nem sequer existir —, é melhor partir para outra.

Pondere sobre o valor cobrado

Além das necessidades, é importante reconhecer as possibilidades quanto à reforma. Dentro dessa questão, está o montante disponível. Ou seja, não será possível que o preço seja ignorado completamente, pois ele deve caber no bolso.

Paralelamente, também não é viável escolher, entre as propostas, a mais barata somente por causa do valor. Ao fazer isso, você arriscará o sucesso da obra e pode terminar com dores de cabeça que custam muito caro.

Por isso, avalie qual é o total cobrado. Veja se ele cabe no orçamento, se está de acordo com as práticas do mercado e, principalmente, com o que será oferecido. Se for o caso, dá até para negociar — o que não dá é perder a oportunidade de ter gente capacitada com a mão na massa.

Pesquise muito bem

Acha que acabou? Ainda não! Isso porque é fundamental pesquisar com intensidade. Se você pensa que já pesquisou demais, mergulhe ainda mais entre as opções.

Isso é importante para não contratar a primeira possibilidade que aparecer, especialmente se for uma obra grande — como no prédio inteiro, por exemplo. Depois de receber a proposta, não tenha medo de pedir uma segunda reunião para esclarecer alguns pontos ou até de procurar outros escritórios.

O fundamental é ter total confiança na decisão que será feita, de modo a garantir o melhor resultado.

Depois de seguir esses passos, contratar um escritório de arquitetura ficará uma moleza! Com o trabalho duro e capacitado dos profissionais, sua obra sairá exatamente como você espera.

Para só ter surpresas agradáveis com o seu projeto, entre em contato com a DIRETÓRIO e conheça o que podemos trazer para o seu ambiente!

Sem Comentários