Reformar um condomínio demanda grande responsabilidade, afinal, há muita gente envolvida e que vai se beneficiar desses resultados. Por outro lado, caso algo dê errado, todas essas pessoas vão sofrer as consequências. Então, será que não é melhor contar com uma consultoria em obras?

A hora certa de contar com esses profissionais é antes mesmo de começar qualquer tipo de intervenção nas dependências do condomínio. Eles vão saber gerir a reforma da melhor maneira, fazendo um trabalho relevante.

Ainda não está convencido? Este post vai mostrar por que você deve contratar uma consultoria para obras e o que deve considerar antes de fechar com uma empresa. Continue lendo e confira!

O que uma consultoria em obras traz na hora certa?

Sempre chega a hora em que não há mais jeito: é preciso pensar em reformas para o condomínio. Seja por uma acessibilidade prejudicada, seja a necessidade de renovação, isso faz parte do processo de manutenção. Até a questão estética conta — mesmo porque está ligada à valorização dos imóveis.

Entretanto, o síndico dificilmente tem os conhecimentos necessários para conduzir um projeto de grande porte. Afinal, além das obrigações administrativas e financeiras de uma reforma, há as questões de arquitetura e engenharia.

É muita coisa para decidir, não é? Justamente por isso, é o momento certo de contar com uma consultoria em obras. A empresa contratada será capacitada para tocar o projeto com competência, resolvendo todas as questões envolvidas com a reforma.

A seguir, veremos alguns bons motivos para contar com o apoio dessas empresas!

Ajuda com as decisões

Tomar as decisões certas na reforma requer conhecimentos técnicos, o que nem sempre um síndico tem. Um bom projeto pode ser pensado por qualquer um, mas será que ele é viável no condomínio? Será também que ele é o melhor?

Uma consultoria tem gente capacitada para ajudar o síndico com essas decisões, desde aquelas mais simples, relacionadas a materiais usados, até as mais complexas, indicando quais intervenções valem a pena ser feitas, por exemplo.

Trabalho com as melhores tecnologias

Uma equipe de consultoria em obras é composta por profissionais de diferentes áreas — especialmente em arquitetura e engenharia, o que lhes dá a qualificação necessária para entender os processos de uma reforma complexa.

Para poder formular o projeto, esses profissionais terão o suporte das melhores tecnologias e ferramentas de trabalho, assim como a expertise em obras para condomínios. Com esses recursos e conhecimentos, a consultoria poderá oferecer as melhores ideias e propostas para as obras, chegando a um resultado muito satisfatório e desenvolvendo um projeto de sucesso.

Gestão dos custos do projeto

Parte muito importante na hora de reformar: o dinheiro! Nem sempre os condomínios têm um orçamento tão amplo para as obras, principalmente as que demandam investimentos mais pesados. Por isso, é sempre um trabalho importante buscar os melhores preços.

Síndicos geralmente têm pouca experiência nisso, logo, com o apoio da consultoria, fica bem mais fácil. Eles sabem exatamente quais materiais são os melhores, sem que isso, necessariamente, custe rios de dinheiro.

Na verdade, a proposta dessas empresas é oferecer uma reforma completa e com a melhor relação custo-benefício. Assim, a consultoria pensará na obra de forma inteligente, gerindo os investimentos necessários e respeitando o orçamento, apontando sempre as opções com o custo mais interessante.

Resultados qualificados

Em um cargo tão complexo como o de síndico, uma obra que agrade a todos, quando concluída, é de extrema importância. Assim ele consegue ainda mais o apoio dos condôminos, obtendo a força necessária para, cada vez mais, trabalhar em projetos de melhoria a na gestão adequada do condomínio.

Por isso, obviamente, você quer que a sua obra tenha ótimos resultados, certo? Mas será que isso é possível sem a ajuda de quem entende do assunto? É melhor não arriscar! A consultoria em obras é essencial para garantir que o projeto do seu condomínio saia exatamente como o esperado, em todos os sentidos.

Projetos modernos

Atualmente, quando se fala de arquitetura, a modernização é uma demanda muito forte, aliando a funcionalidade e acessibilidade à estética sofisticada. Pois uma empresa focada em obras sabe exatamente o que é tendência, podendo indicar as decisões mais acertadas para um projeto com aquela cara moderna.

Além de agregar muito valor ao condomínio, isso torna a sua estrutura cada vez mais funcional, colaborando para o bem-estar de todo os moradores — atuais e futuros.

O que considerar antes de contratar uma consultoria?

Por tudo o que vimos até então, na hora de decidir pela melhor consultoria é importante fazer uma escolha responsável, garantindo o trabalho da empresa mais qualificada para colaborar com a execução do seu projeto de reforma.

Você vai precisar de gente muito boa do seu lado, então, todo cuidado é pouco nessa etapa. Para lhe ajudar com isso, veremos a seguir algumas dicas para você observar antes de fechar um contrato de consultoria em obras com uma empresa especializada.

Conheça a qualificação técnica da equipe

Quem vai trabalhar com você para que esse projeto saia do papel? É necessário que haja profissionais de qualidade envolvidos nessa consultoria da reforma do condomínio — gente experiente, com vasta qualificação técnica. Lembre-se de conferir isso!

Pesquise sobre a solidez financeira da empresa

Uma empresa com solidez financeira dá uma maior margem de segurança no cumprimento de um contrato.

Quanto maior ela for, e com mais dinheiro rodando, menor serão as chances de ela quebrar e lhe deixar na mão. Por isso, procure saber mais sobre esses aspectos e certifique-se de que é uma empresa séria e bem sucedida.

Cheque a reputação no mercado

O que andam falando sobre a consultoria em obras que você está prestes a escolher? Sua reputação no mercado também é um parâmetro fundamental — talvez, o mais importante antes de fechar o negócio.

Busque indicações sobre os serviços, pesquise na internet, veja páginas em redes sociais…. enfim, não dê um tiro no escuro!

Questione como é o processo contratual e de trabalho

O acordo com a empresa deve ser feito sempre por meio de um contrato com todos os termos bem definidos e explicados. É importante entender como é o seu método de trabalho, o que esse contrato oferece e quais serviços serão prestados. Todo cuidado é pouco antes de fechar negócio. Então, se você concordar com tudo, aí sim pode ir tranquilo!

Realmente, a consultoria em obras é o serviço perfeito para que você não se precipite em nenhuma decisão que for tomar na hora de pensar no projeto de reforma do seu condomínio. Como vimos, vale a pena investir antes mesmo de começar a planejar tudo!

E aí, gostou do post? Está procurando a empresa certa para esses serviços? Então, entre em contato conosco e veja como podemos lhe ajudar!

Fernando Rolim

Desenhista nas horas vagas, sempre planeja suas viagens baseadas em roteiros arquitetônicos.

Sem Comentários