Reforma de Fachada de Prédio

3 motivos para fazer a reforma das fachadas prediais regularmente

A vida útil de uma edificação deve ser de, no mínimo, 50 anos, segundo determinação da Norma ABNT NBR 15.575. Porém, não é só a estrutura como um todo que deve ter um prazo de preservação ideal. Isso ocorre com todas as estruturas da construção, inclusive acabamentos externos, por isso é importante estar atento à reforma de fachada.

O problema é que alguns descuidos podem comprometer a vida útil do prédio como um todo. Algumas estruturas são substituíveis, outras dependem de conservação — no entanto, são as manutenções, como a reforma de fachada, que garantem essa preservação geral.

Pensando nisso, listamos, neste post, as vantagens de cuidar das instalações externas. Confira!

Como avaliar a necessidade de reforma de fachada?

Definir uma periodicidade padrão para renovação da fachada nem sempre é válido. Em média, compreende-se que a cada 5 anos é necessário fazer a manutenção do acabamento externo. Entretanto, esse prazo pode variar de acordo com as condições ambientais.

Edifícios localizados em regiões mais úmidas ou com maior incidência de raios solares podem apresentar problemas em um período menor entre as reformas em fachadas. Outra influência é o tipo de revestimento, que pode ser mais suscetível às intempéries. Assim, o que deve ser verificado é a realidade de cada construção.

Mas, afinal, qual deve ser o critério, então? Esse trabalho, para garantir o melhor resultado e entregar a qualidade em termos de segurança e preservação, precisa ser conduzido por profissionais especializados — até por que o comprometimento da fachada pode ser resultado de problemas estruturais.

Essa é uma medida preventiva que pode evitar o avanço de problemas ainda não perceptíveis, o que, posteriormente, elevaria o nível e os custos do trabalho a ser executado.

Além disso, há sinais que podem ser observados, como rachaduras, infiltrações, descolamento da tinta, descascamento, trincas, bolhas, descolamento de pastilhas/azulejos etc. Essas condições vão evidenciar se um reparo é necessário.

Tenha em mente que essa necessidade é recorrente. Invariavelmente, de tempos em tempos, será preciso planejar a reforma de fachada e investir nesse tipo de manutenção.

Por que fazer a manutenção das fachadas prediais regularmente?

Confira três benefícios principais da reforma de fachada.

1. Previne deterioração e riscos

Como já foi mencionado, manter a regularidade na conservação da fachada é uma medida preventiva, que pode reduzir custos e riscos, certo?

Por isso, é importante buscar o auxílio de profissionais especializados para indicar não só quando é necessário fazer a reforma de fachada, mas como manter uma prática diária de conservação para evitar que os problemas apareçam. Dessa forma, é possível fazer com que as intervenções sejam efetivas por um período de tempo maior.

2. Avalia frequentemente a estrutura

Sempre que a reforma de fachada for realizada por pessoas capacitadas, haverá um ganho adicional quanto à avaliação da estrutura como um todo. Uma verificação profissional é capaz de identificar se há algum fator interno contribuindo para gerar problemas no acabamento externo — e esse é um aspecto importante porque diz respeito à segurança, sobretudo.

A reforma profissional é fundamental, também, para que as intervenções feitas na fachada sejam executadas adequadamente. Por exemplo, ao lavar a área externa, é preciso ter controle sobre a pressão do jato d’água para esse que não comprometa visualmente ou estruturalmente o local.

3. Valorização patrimonial

A questão estética não deve ser a primeira prioridade, pois há muito mais em questão do que isso. A segurança dos moradores, colaboradores e pedestres, além da prevenção de deterioração da base estrutural, precisam ser o foco da intervenção.

No entanto, é inegável que a fachada é um componente importante na valorização do imóvel. O tempo todo, proprietários estão negociando a venda ou o aluguel de seu patrimônio — e o acabamento externo influência no valor pedido e na decisão de compradores e locatários.

Seja pela segurança, seja pelo resultado nas negociações imobiliárias, os benefícios da reforma de fachada são inquestionáveis!

E você, precisa verificar a necessidade de manutenção externa do seu edifício? Entre em contato conosco para esclarecer todas as suas dúvidas!

Katia Sano

Arquiteta formada na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1989, é sócia-diretora da DIRETÓRIO DA ARQUITETURA & URBANISMO desde sua fundação, em 1993.

Sem Comentários