Arquitetura, Dicas, Reformas, Síndicos

Portaria Remota: entenda o que é e quais sãos seus benefícios

setembro 20, 2018
Tempo de leitura 4 min

Com tanta tecnologia disponível nas pontas dos nossos dedos, um recurso que tem ganhado cada vez mais adeptos em empreendimentos residenciais é a portaria remota.

Por ser uma novidade para a maioria das pessoas que moram em condomínios, é muito comum que surjam dúvidas sobre quais benefícios um serviço como esse pode trazer, e até mesmo uma certa resistência em abandonar o sistema tradicional de portaria presencial.

Para saber mais sobre a portaria remota, tudo que ela tem a oferecer e se seu condomínio está apto para recebê-la, acompanhe nosso post!

Entenda o que é e como a portaria remota funciona

A portaria remota é uma grande inovação de tecnologia que tem ganhado espaço e popularidade em condomínios, tanto nos horizontais quanto nos verticais, de pequeno ou grande porte.

O princípio de funcionamento é semelhante ao da convencional: profissionais treinados controlam os portões e vigiam as áreas comuns do condomínio por meio de câmeras e comunicadores. A diferença é que, ao invés de fazer isso de forma presencial, os agentes estarão em uma central de segurança.

Com os interfones e a filmagem, a central é capaz de controlar o recebimento de encomendas e delivery da mesma forma que uma portaria convencional, que só terá entrada liberada mediante autorização. Para receber oficiais de justiça ou entregas que precisem de assinatura, um zelador é designado.

Já para os moradores do condomínio, o acesso é por biometria, chaves especiais, aplicativos. Tudo depende da empresa e da modalidade contratada.

Conheça as vantagens de ter uma portaria remota

A instalação de uma portaria remota proporciona uma série de benefícios para os trabalhadores e para o condomínio.

Aumento na segurança

Os porteiros ficam em uma central à distância, o que reduz a vulnerabilidade a crimes e garante a proteção e o bem-estar dos funcionários. A sensação de segurança também se estende aos moradores do condomínio, já que a portaria remota trabalha 24 horas.

Além disso, o serviço também diminui a ocorrência de falhas humanas, pois elimina a necessidade de um funcionário entrar em contato com desconhecidos.

Redução dos custos

Um dos maiores benefícios da portaria remota é a economia: apesar do investimento inicial relativamente alto em adaptações físicas e em equipamentos, os custos são diluídos na redução das despesas do condomínio com pessoal. Afinal, só é necessário o pagamento de uma taxa mensal única para a empresa.

No fim das contas, a economia atinge até 50%, podendo ser repassada aos moradores por meio de reajuste da taxa condominial. Ou seja, satisfação garantida!

Agilidade no processo

Como o morador terá tags ou cartões de acesso, não será mais necessária a espera para abertura de portões. Esse ponto é especialmente importante naqueles horários mais críticos, como de madrugada, por exemplo.

Manutenções preventiva e corretiva

Em uma frequência estabelecida em contrato, a empresa de vigilância deverá realizar manutenções preventivas em seus equipamentos, de modo a manter todo o sistema funcionando de maneira adequada.

A contratada também deve fornecer treinamento para o zelador, que, eventualmente, ficará responsável pelo equipamento, além de oferecer suporte sempre que necessário.

Veja quais são as exigências para instalação

Normalmente, nos condomínios de grande porte e com múltiplas entradas, é mais difícil instalar o sistema, pois encarece o processo e possivelmente prejudica seu desempenho.

O ideal é que o acesso ao interior do condomínio seja por um único local, e a estrutura já conte com equipamentos — como cercas elétricas e interfones — que não estejam defasados.

Nos empreendimentos de pequeno porte, os benefícios serão observados mais rápido, especialmente com relação à economia. Já nos grandes, para ser de máxima eficiência, requere procedimentos de segurança adicionais.

É essencial investir em um sistema que registre e armazene as informações de imagem e voz, além da estabilidade de conexão. Isso porque a ausência de informações detalhadas ou a interrupção na transmissão da vigilância pode acarretar graves consequências.

Por isso, verifique se o sistema conta com conexão via rádio ou fibra óptica, de modo que não esteja sujeita às flutuações de sinal de internet.

Achou a portaria remota interessante? Deixe nos comentários aquilo que você mais gostou nesse incrível recurso tecnológico!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário