Arquitetura, Dicas, Gestão, Planejamento, Recursos Humanos, Reformas, Síndicos

6 boas práticas em grupos de Whatsapp que você precisa conhecer

dezembro 20, 2018
boas práticas em grupos de whatsapp
Tempo de leitura 3 min
Powered by Rock Convert

Whatsapp e outros aplicativos de mensagem instantânea chegaram para permanecer em nossas vidas de maneira definitiva. Antes do advento da era das redes sociais e da comunicação instantânea, estávamos sujeitos aos altos custos que envolvem a comunicação massiva, além do tempo para a chegada das mensagens.

Uma das características mais usadas nesses tipos de serviços são os grupos e listas de difusão. Esses recursos permitem a coordenação ágil entre pessoas com um mesmo interesse ou vínculo.

Sem dúvidas, esta nova realidade apresentada a partir das possibilidades técnicas desses aplicativos é motivo de conflitos, problemas, situações embaraçosas e comprometedoras criadas por parte de pessoas que não sabem ou não estão acostumadas a usar essas ferramentas.

Cada rede social, com suas próprias características, tem um “manual de boas práticas” — em parte convencional e em parte relacionado às regras de uso de cada rede. Porém existem alguns comportamentos que podem servir de modelo para que nossa presença nesses aplicativos seja agradável aos membros e que podem evitar algum tipo de problema.

Compartilhamos 6 sugestões de boas práticas em grupos de Whatsapp. Confira!

1. O grupo deve ter um objetivo

Esse primeiro item é o mais importante. Tenha claro o motivo pelo qual o grupo foi criado e não permita que se desvirtue.

2. Evite correntes e mensagens fora de contexto

Interagir, criar engajamento ou mesmo puxar um assunto nos grupos para dar aquela movimentada é uma tentação, não é mesmo? Mas evite enviar correntes, mensagens de bom dia, boa tarde ou boa noite, além de assuntos que possam causar desconforto aos demais integrantes do grupo.

3. Seja breve nas mensagens

Áudios com mais de um minuto e mensagens de texto com muitos caracteres são realmente uma das causas de não leitura ou demora do interlocutor para responder às mensagens. Caso o assunto a tratar requeira mais atenção ou tempo, o ideal é que seja por meio de ligação, que também pode ser realizada pelo aplicativo.

4. Mantenha a neutralidade

Os grupos podem estar constituídos por pessoas muito diferentes que, pontualmente, compartilham algo em comum. Por isso, não aborde temas que têm potencial para incomodar as outras pessoas do grupo por questões de opinião, moral, política, religião, estilo de vida ou mesmo futebol e esportes.

5. Evite conversas pessoais e paralelas

Para comunicar-se com uma determinada pessoa, melhor enviar uma mensagem diretamente para ela. Por que incomodar os demais membros do grupo com conversas pessoas, não é mesmo? O grupo foi feito com um determinado objetivo e se você tem algum outro assunto que não esteja relacionado, o melhor é fazê-lo por fora.

6. Cuidado com a hora

Com tantos afazeres do dia a dia, é comum que algumas pessoas reservarem o período da noite para ler as mensagens e se atualizar nos assuntos que acontecem nos grupos. Porém é importante o senso comum e evitar mensagens antes das 08 horas da manhã ou depois das 22 horas.

Seguindo essas dicas de como manter boas práticas em grupos de Whatsapp, temos certeza de que este meio de comunicação será efetivo.

Se você gostou deste post, assine nossa newsletter para receber mais dicas úteis. Aproveite!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário