Arquitetura, Dicas, Gestão, Planejamento, Recursos Humanos, Reformas, Síndicos

Como funciona a consultoria de arquitetura e como ela pode te ajudar?

fevereiro 22, 2019
consultoria de arquitetura
Tempo de leitura 8 min

É comum as pessoas acharem que a única forma de ter o auxílio de um arquiteto é investindo em projetos detalhados. No entanto, uma modalidade que tem se tornado cada vez mais conhecida é a consultoria de arquitetura.

As consultorias técnicas de arquitetura podem ter vários objetivos diferentes, mas o consenso é de que são serviços pontuais, mais simples e econômicos do que um projeto completo.

Quer saber tudo sobre como uma consultoria de arquitetura pode facilitar a sua vida? Acompanhe nosso post!

O que é uma consultoria de arquitetura?

De maneira geral, uma consultoria de arquitetura, como de qualquer outra profissão, é um serviço no qual o profissional dá um diagnóstico, um parecer sobre determinado assunto, indicando problemas e soluções para as necessidades do cliente.

Em comparação com os projetos executivos, a consultoria, para o arquiteto, demanda uma quantidade menor de horas de trabalho. Por isso, torna-se muito mais vantajosa em termos financeiros, especialmente para aquelas pessoas que ainda não se planejaram bem para contratar um projeto.

É claro que, muitas vezes, fazer uma consultoria de arquitetura leva, em um momento posterior, à contratação do projeto para desenvolver com maior detalhamento as soluções propostas. Entretanto, nenhum cliente é de fato obrigado a contratar ambos os serviços.

No que a consultoria de arquitetura pode ajudar?

Como dissemos, existe um tipo de consultoria para cada necessidade de um usuário. É gerado um relatório que aponta o diagnóstico do local, especificando sugestões do que pode ser feito e destacando o que não é aconselhável.

Compra de terreno ou imóvel

A compra de um terreno ou de um imóvel pode gerar muitas incertezas, principalmente para quem está fazendo isso pela primeira vez. Nesse caso, o parecer do arquiteto vem para esclarecer as dúvidas com relação ao que o terreno ou o imóvel tem a oferecer, encaixando-se ou não nas expectativas do cliente.

Com relação à compra de terrenos, o profissional pode analisar um local específico que o cliente já tem em vista, bem como sugerir outras opções, de acordo com as demandas apresentadas — que podem ser de localização, proximidade a transporte público ou quaisquer outras.

A consultoria sobre compra de imóvel funciona de forma bem semelhante à de terrenos. Aqui, são ressaltadas vantagens e desvantagens da unidade, tanto no que se refere ao que pode ser feito em seu interior, em questões de organização e alterações, quanto de sua relação com o entorno e acesso a facilidades.

Arquitetura de interiores

A consultoria de arquitetura de interiores é possivelmente a modalidade mais conhecida no mercado. Nela, o arquiteto parte do princípio da existência de um imóvel comprado ou construído e esclarece as melhores soluções quanto à organização dos espaços internos.

O serviço de consultoria de arquitetura de interiores não é exclusivo a imóveis residenciais: também funciona muito bem para escritórios, restaurantes e lojas, em todos os ambientes que compõem o imóvel ou apenas em um, dependendo da necessidade.

Aqui, o arquiteto tem a função de oferecer soluções criativas, que envolvem desde a troca de revestimentos até a melhor disposição de móveis e equipamentos no espaço. Além das informações, o relatório conta com imagens ilustrativas para facilitar ainda mais a compra dos itens.

Uma grande vantagem da consultoria de arquitetura de interiores é que o profissional não precisa estar fisicamente presente no local. Isso mesmo, as consultorias online são totalmente possíveis! Basta enviar informações ricas e detalhadas do imóvel para que o arquiteto tenha condições de elaborar opções compatíveis com o espaço.

Acompanhamento em lojas

Essa modalidade de consultoria está interligada à anterior, arquitetura de interiores. Afinal, é muito fácil se confundir ou perder um pouco o foco na hora de comprar revestimentos, mobiliário e outros acessórios, devido à inexperiência no assunto ou à quantidade de opções disponíveis nas lojas.

Aqui, o arquiteto disponibiliza algum tempo para acompanhar o cliente nas visitas às lojas de materiais de construção e de móveis, de modo a ajudá-lo a selecionar os produtos corretos, segundo critérios como estilo de decoração, dimensões, funcionalidade e orçamento.

Ao contrário da consultoria de arquitetura de interiores, na de acompanhamento é muito importante que o arquiteto esteja de fato presente. Por esse motivo, é normal que as pessoas prefiram fazer as duas etapas com o mesmo profissional — mas isso não é uma regra.

Análise de conforto e sustentabilidade

A consultoria em análise de conforto ambiental lida com praticamente qualquer tipo e função de edificação, desde os prédios públicos até os residenciais. É a que mais exige especialização do arquiteto, com seu maior foco em questões de sustentabilidade e adequações ao clima da região.

A análise de conforto e sustentabilidade é indicada para que o projeto possa oferecer conforto térmico, luminoso e acústico aos usuários, tirando partido das características locais para aproveitar luz, ventilação natural, aquecimento ou resfriamento passivos conforme a estação do ano, além de usar outras iniciativas sustentáveis.

As consultorias de análise de conforto e sustentabilidade são importantes para buscar as certificações ambientais, que têm-se firmado cada vez mais no país.

Desde 2009, a emissão da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) é obrigatória para edificações públicas comerciais e de serviços. A expectativa é de que essa obrigatoriedade também atinja, em breve, as construções corporativas privadas e as residenciais.

Reformas em condomínios

São muitas as justificativas que levam à necessidade de reforma de condomínios. Alguns exemplos são: resolver questões de acessibilidade, retrofit, pintura ou troca de revestimentos em áreas comuns, entre outras.

O relatório do arquiteto, aqui, entra como uma etapa mais inicial, apresentando propostas do que pode ser feito para resolver o problema em questão. Não é sempre, mas como reformas assim são exigentes, normalmente levam à contratação de um projeto completo.

Quais as maiores vantagens de uma consultoria?

Apesar da estrutura diferenciada — em formato de relatório e não de plantas técnicas como em um projeto completo —, a consultoria de arquitetura também demanda um certo tempo, acertado em contrato, para ser elaborada e finalizada. Isso porque o arquiteto investe conhecimentos técnicos únicos, adquiridos por meio dos estudos e da vivência profissional.

Mesmo assim, é inegável que contratar uma consultoria de arquitetura é muito vantajosa em vários aspectos.

Segurança

Por mais simples que pareça a sua necessidade, é fundamental para um cliente ter segurança no que está fazendo. Sobre compra de terrenos e imóveis, por exemplo, um tiro no escuro pode gerar muita dor de cabeça depois.

Por falta de conhecimento sobre a consultoria, as pessoas costumam construir e reformar de maneira autônoma, o que pode gerar muitos riscos financeiros e, até, problemas para a própria integridade física dos clientes.

Desse modo, contar com ajuda técnica de um arquiteto facilita e esclarece pontos sobre os quais os clientes, muitas vezes, nem haviam pensado, trazendo maior segurança no momento de tomar decisões importantes.

Redução de custos

Na consultoria de arquitetura, não são elaborados os desenhos técnicos e as maquetes eletrônicas características de projetos executivos nem são incluídos serviços de execução de obras: sua ação é mais direcionada para resolver problemas específicos de forma prática, técnica e criativa. Com isso, o profissional gasta menos tempo nos atendimentos.

Esse processo gera uma redução de custo importante para os clientes. Investir primeiro em uma consultoria também é uma boa estratégia para estabelecer um primeiro contato com o arquiteto, conhecer seu trabalho e só depois optar por contratar um projeto.

Economia de tempo

Uma consultoria de arquitetura — na modalidade física ou online —, por ser mais simples e rápida de fazer, é uma excelente alternativa para quem procura dar só um “up” no espaço ou solucionar questões de forma mais imediata.

Orçamento planejado

O planejamento do orçamento, em uma consultoria, serve para que, mesmo com a simplicidade ou uma quantidade pequena de intervenções, os clientes não estourem o investimento imaginado, por pura falta de organização.

Em uma obra sem orientação profissional, o risco da ocorrência de desperdícios é muito grande — o que significa o seu dinheiro sendo jogado fora! Por outro lado, com especificações e diretrizes corretas, é comum até gastar menos do que se imaginava. Perfeito, não é?

A Diretório da Arquitetura foca sempre na necessidade dos clientes, oferecendo qualidade e excelência seja em uma consultoria, seja em projetos executivos detalhados.

Para saber mais sobre nossos serviços de consultoria de arquitetura, projetos, acessibilidade, sustentabilidade e muito mais, entre em contato conosco!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário