Arquitetura, Dicas, Reformas, Síndicos

Conheça 5 dicas práticas para ser bom síndico

julho 27, 2018
Síndico Reunião
Tempo de leitura 4 min

Entender como ser um bom sindico não é lá uma missão das mais fáceis! Ocupar esse posto requer muito jogo de cintura e preparo para gerir um condomínio de maneira eficiente. Há muitos deveres, cobranças para desenvolvimentos e a grande necessidade de agradar todos os condôminos.

Já parou para pensar o que um síndico precisa para ter um bom desempenho nessa posição que ocupa? Este post vai ajudar você com 5 práticas e características para melhorar como gestor e trazer bons frutos para o seu condomínio. Confira!

1. Busque conhecimentos sobre gestão

Pense no condomínio como uma empresa que precisa ser gerida de forma estratégica, buscando alcançar objetivos e metas, além de manter a regularidade de serviços e infraestrutura. Um síndico nada mais é do que um administrador, então esse é o papel que você vai precisar desenvolver.

Buscando maiores conhecimentos sobre gestão você vai se preparar para ser um síndico capaz de gerir os recursos financeiros, definir procedimentos padrões e conduzir a administração de forma adequada. Saber um pouco mais sobre esses conceitos é fundamental para executar um bom trabalho.

Bons livros sobre gestão farão toda diferença na atuação à frente do condomínio. Não encare isso como um exagero! Entenda que a sua capacitação é fundamental para uma administração competente.

2. Preze por uma comunicação eficiente

Um síndico precisa ser muito claro, objetivo e direto na maneira como se comunica com os condôminos. Comunicados, regras e informações importantes precisarão ser compartilhadas frequentemente e, para que sejam cumpridas, é fundamental que cheguem sem ruídos aos moradores.

Para isso, desenvolver ferramentas adequadas faz toda diferença! Um sistema integrado pode ser eficiente para comunicados e avisos. Sabe aqueles grupos de WhatsApp que você tem no seu smartphone? Por que não fazer um para o condomínio?

O importante é transmitir todas as informações importantes aos moradores com eficiência e clareza, mas também de modo que todos tenham acesso a elas. Só assim o trabalho de comunicação vai ser eficiente!

3. Seja um líder no condomínio

Não tem como ser um bom síndico sem incorporar o espírito de liderança, transmitindo confiança aos condôminos, tomando a frente para novos projetos e impondo seu modelo de gestão. Um bom líder consegue mobilizar todos à seu favor, o que é uma chancela para administrar o condomínio com tranquilidade.

Mostre atitude à frente da gestão, sempre buscando fazer o melhor em prol dos moradores. O líder é aquele em uma posição mais elevada, mas que assume responsabilidades e busca a melhoria e o alcance de objetivos em nome de todos. Dentro de um condomínio, gerir é também fazer parte, já que o síndico também é um morador.

4. Mostre disponibilidade para resolver problemas

Sua posição como síndico transmite valor e respeito, o que também vai atrair os moradores quando eles tiverem algum tipo de questionamento, problema, reclamação ou sugestão. O síndico precisa se mostrar disponível em um período de tempo maior, sempre pronto para ouvir.

Na posição de alguém eleito pelos próprios moradores, o síndico precisa se mostrar disposto a solucionar questões gerais, de desejo de todo o condomínio, mas também questões pontuais de moradores. Um bom jogo de cintura, bom relacionamento interpessoal e uma dose extra de paciência são fundamentais para essa etapa do trabalho!

5. Foque no desenvolvimento e manutenção do condomínio

O condomínio nunca pode parar! Os moradores querem sempre ver progressos e melhorias, seja na parte estética, seja na infraestrutura e acessibilidade. Não dá para agir diante dos acontecimentos, é preciso se antecipar e desenvolver o condomínio em todos os aspectos.

Parte dos recursos precisam ser direcionados para investimentos necessários, desde a manutenção de elevadores até reformas com o intuito de melhorias para o bem-estar dos moradores. Essa gestão proativa é muito positiva e conquista os moradores.

Viu como ser um bom sindico não tem mistério? Focando nessas práticas e características você será capaz de conduzir uma administração eficiente e muito bem avaliada pelos moradores. Para saber mais sobre como fazer a gestão adequada do seu condomínio, confira mais dicas para a gestão das áreas comuns!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário