Arquitetura, Dicas, Gestão, Planejamento, Recursos Humanos, Reformas, Síndicos

Conheça 6 dicas de decoração para a área de lazer de condomínio

abril 4, 2019
decoração para área de lazer
Tempo de leitura 6 min
Powered by Rock Convert

Um condomínio deve se preocupar com todos os aspectos que envolvem o bem-estar e o conforto dos moradores. Assim, o cuidado com a decoração para área de lazer deve fazer parte do planejamento do prédio. Esse é um tipo de diferencial que torna o empreendimento mais atrativo em meio a tantas opções no mercado imobiliário.

Neste texto, falaremos mais sobre essa decoração e, para isso, trouxemos 6 dicas para mudar a área de lazer do seu condomínio. Continue lendo este texto para receber toda essa informação. Boa leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

1. Piscina

Esse é um item praticamente indispensável nos grandes condomínios. Uma piscina pode aparecer em diferentes formatos, agregando beleza à área de lazer e garantindo a diversão. Seu maior uso é durante as férias escolares e o verão, com a presença de crianças e adolescentes. Assim, é preciso investir na segurança desse local.

Piso antiderrapante

Com os constantes mergulhos e as brincadeiras dentro d’água, o entorno da piscina costuma ficar molhado. Por isso, o piso nessa região deve ser antiderrapante, para evitar escorregões e tombos. Há revestimentos de baixo custo que exigem pouca manutenção e reagem bem a ação da água, como porcelanato e cerâmica, e apresentam opções antiderrapantes a venda.

Outro piso para essa finalidade é o granito lavado, ou granilite, que além de evitar escorregar, são atérmicas. Essa é uma característica de materiais que não absorvem calor com facilidade, o que é muito útil, já que a área da piscina costuma ficar exposta ao sol durante grande parte do dia. O granilite também garante uma estética melhor, dando uma textura de pedra ao piso.

Luzes

Sendo um país de clima tropical, no Brasil é comum as pessoas aproveitarem a piscina para se refrescar até o anoitecer. Devido a isso, é preciso investir em uma iluminação adequada. Para o interior da piscina, existem spots específicos com facho de luz extenso para iluminar toda essa parte interna e com funcionamento que pode ser controlado remotamente.

Já para a parte externa, há refletores próprios que podem ser instalados no chão, além de arandelas e postes de iluminação.

2. Salão de festas

O salão de festas é um espaço destinado a comemorações e ocasiões especiais dos moradores. Em um prédio com muitos apartamentos, geralmente cada andar tem o seu próprio salão para que todos possam ter acesso a ele. Nesse local, podem ser realizados aniversários de crianças, reuniões entre amigos, churrascos, entre outros.

O salão deve ser bem equipado para todo tipo de evento, contando com uma churrasqueira — geralmente de alvenaria, com saída para fumaça —, geladeira e freezer, fogão, pia, mesas e cadeiras, além de banheiros feminino e masculino. Nessa área, é válido planejar uma decoração neutra para não atrapalhar os itens decorativos das festas.

3. Área verde

A área verde de um condomínio vai além do cultivo de flores ornamentais em um jardim. Isso porque esse é um tipo de espaço que possibilita a dinâmica humana com a natureza. O plantio de árvores, arbustos e grama é a exigência para que isso dê certo.

Essa prática excede a função decorativa, contribuindo para o bem-estar dos condôminos por meio de caminhadas entre a vegetação. Além disso, as plantas, especialmente as árvores, contribuem para uma atmosfera mais limpa, já que elas consomem gás carbônico e geram oxigênio.

O ajuste de temperatura é outro resultado disso, já que a vegetação torna o ar mais fresco, aliviando o clima extremo nos dias de calor. Ainda, a arquitetura é valorizada pela presença de elementos naturais, aliando o paisagismo com a construção.

4. Deck de madeira

O deck de madeira é uma adição interessante à decoração para área de lazer. Ele pode ser instalado próximo a piscina, onde serão colocadas espreguiçadeiras e cadeiras para garantir o conforto e o relaxamento nesse local.

Outra utilização interessante é transformar o deck em uma grande varanda, com mesas e sofás de vime com assento acolchoado, mesa de centro e decorações próprias como rede para deitar, vasos de plantas e guarda-sol.

Seja qual for a utilização, esse é um espaço que terá contato com a água, seja pela proximidade da piscina ou pela ação das chuvas. Devido a isso, as ripas de madeira que são utilizadas na construção do deck devem ser preparadas previamente para que sejam impermeabilizadas. Isso faz com que elas se tornem mais resistentes a cupins e com que aguentem o intemperismo sem problemas.

5. Playground

Para garantir a diversão dos pequenos, o playground deve fazer parte da área de lazer do condomínio. Escorregadores, balanços, gangorras e túneis são os brinquedos mais procurados nessa área, e eles devem ter um acabamento bem-feito, livres de partes soltas ou pontas que possam machucar.

É importante que esses brinquedos sejam fabricados com material atóxico, como o plástico próprio para isso. A manutenção também deve ser frequente, para garantir que todos os parafusos estão bem apertados, evitando a ocorrência de acidentes.

O espaço onde o play será instalado deve ser revestido com um piso próprio que diminua o impacto de quedas. Exemplos disso são área, grama e piso emborrachado. É importante ficar atento caso a areia seja usada para isso, ela deve ser atóxica e tratada com produtos que evitem a disseminação de vírus e bactérias. O ideal é que ela seja do tipo que não atrai a presença de gatos, que costumam deixar seus dejetos na areia comum.

6. Academia

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sua saúde, enquanto a rotina está cada vez mais acelerada. Assim, contar com uma academia no condomínio contribui para os moradores que querem inserir atividades físicas no seu dia a dia.

Esse local deve contar com aparelhos de musculação e aeróbica para ser completo. Uma opção interessante é fazer parceria com um personal trainer, tornando espaço ainda mais atrativo.

Pronto! Agora, você já conhece os principais tipos de decoração para área de lazer e, como isso, pode ser vantajoso para o seu condomínio. Lembre-se de sempre priorizar a segurança dos moradores com equipamentos que evitem acidentes!

Gostou deste texto? Então nos siga no Facebook, no Linkedin e no Instagram e veja as nossas postagens em primeira mão!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário