Ao longo de sua vida útil, é normal que condomínios precisem passar por reformas, seja de pequeno ou de grande porte. Dessa forma, para obter ambientes com mobiliário sob medida, racionalização, planejamento, técnica e estética, contratar arquiteto é a melhor opção.

Os conhecimentos desse profissional são muito amplos e têm por objetivo garantir a qualidade de vida dos usuários das edificações, independentemente de idade, experiência ou habilidades.

Confira nosso post e descubra por que o arquiteto é o profissional ideal para sua reforma de condomínio!

Como o arquiteto pode ajudar um condomínio?

O trabalho do arquiteto envolve uma série de cuidados que compreende, para começar, o atendimento a normas obrigatórias — cujo descumprimento pode trazer sanções muito sérias à administração do condomínio!

As duas principais normas são: a de acessibilidade, de modo a assegurar que qualquer pessoa possa utilizar qualquer espaço sem impedimentos, e a de desempenho, que estabelece critérios mínimos de conforto e bem-estar para todo tipo de ambiente.

As questões ambientais também são fundamentais. O bom planejamento de obra diminui os desperdícios de materiais e a instalação de dispositivos economizadores racionaliza o uso da água, economiza energia elétrica e melhora a conscientização e a qualidade dos espaços de um modo geral.

O arquiteto também é capaz de aperfeiçoar a funcionalidade de cada ambiente. Para isso, ele calcula os níveis de iluminação adequados, as circulações em dimensões confortáveis e elabora projetos com a devida atenção às questões de ergonomia — que é a ciência que estuda a relação entre homem e seus utensílios.

Com tudo isso, duas das maiores consequências do trabalho do arquiteto são:

  • a valorização dos imóveis, tanto das áreas comuns quanto das privativas, aumentando seus valores de venda e aluguel no mercado;
  • a redução das despesas condominiais — economia que, em pouco tempo, pode ser aproveitada para realização de eventos de confraternização ou outras melhorias físicas.​

Contratar arquiteto torna a obra mais cara?

Essa é uma crença muito comum, uma vez que a arquitetura ainda é vista como supérfluo e de luxo. No entanto, é o oposto: um bom projeto de arquitetura custa de 5 a 15% do valor total de uma obra e contribui para economias de cerca de 30%. Ou seja, a relação custo-benefício é extremamente positiva!

Portanto, quando for contratar arquiteto, esteja sempre atento a fazer a diferença entre preço e valor, pois nem sempre o orçamento mais em conta é o que traz mais benefícios reais. Então, desconfie: valores muito abaixo da média encontrada devem ter alguma coisa errada.

Quais outros serviços são feitos pelo arquiteto?

Além do projeto propriamente dito, arquitetos podem assumir responsabilidade técnica por outras etapas cruciais da reforma.

Cálculo de orçamento

Em qualquer serviço de construção, estimar os custos de maneira real e com seriedade é vital para que a obra tenha início, meio e final. Em outras palavras, todas as etapas devem ser finalizadas, sem deixar nada pela metade.

Isso porque, além de possíveis acidentes com trechos de reforma sem conclusão, o aspecto de um espaço inacabado desvaloriza o imóvel e gera frustrações a todos. Logo, é imprescindível que o projeto e a obra estejam dentro da realidade financeira do condomínio.

Acompanhamento de obras

Esse serviço é o que garante a economia de tempo durante todo o processo de reforma. Afinal, a presença de um responsável técnico contribui muito para que não ocorram erros de execução ou superposição de diferentes etapas, que podem vir a atrapalhar uma à outra.

Além disso, quando o mesmo arquiteto elabora o projeto e orienta seu andamento, a chance de ocorrência de acidentes e retrabalhos é reduzida ao mínimo. Isso significa evitar o desperdício de materiais e, mais importante ainda, de dinheiro!

Assim, o acompanhamento dos serviços é imprescindível para que a obra fique pronta no tempo estimado e os moradores possam usufruir de seus benefícios o quanto antes.

Legalização em órgãos públicos

Esse é mais um conhecimento detalhado que evita interdições, perda de alvará ou outros problemas que atrasem o término da obra.

Além do respaldo técnico com relação às normas brasileiras de construção, que melhor o arquiteto é o profissional entende às leis que regem as obras em condomínios e às etapas de legalização de uma construção nos órgãos públicos competentes — isto é, ele conhece as determinações do código de obras, das leis municipais e domina quais documentos são necessários para dar andamento ao trâmite.

Como escolher um escritório de arquitetura?

Contratar um escritório de arquitetura pra realizar o projeto e o acompanhamento de obras do seu condomínio garante não só a expertise do arquiteto, como, também, credibilidade e rapidez no processo, uma vez que as empresas especializadas sempre contam com parceiros que tratam de cada etapa.

Escolher um escritório pode ser uma tarefa complicada, por envolver um sentimento de confiança muito importante. Assim, para fazer a melhor opção, alguns critérios podem ser observados.

Contatar clientes anteriores

Buscar indicações de amigos e familiares é uma ótima forma de começar a pesquisa. Com isso, já é possível saber quais empresas proporcionaram boas experiências e bons resultados para pessoas de sua confiança.

Nesse momento, vale levantar as indicações em assembleias condominiais, pois dará mais legitimidade à escolha, e os moradores podem ter contatos preciosos!

Pesquisar propostas

Depois de definir com clareza quais serviços serão realizados no condomínio, marque reuniões com escritórios na sua região para definir o escopo de trabalho. Com isso, a empresa pode preparar uma proposta de serviços com bom embasamento.

Como já mencionado, os valores devem estar em uma média muito semelhante. Nesse caso, o que definirá a escolha são os serviços oferecidos, que normalmente sofrem algumas mudanças de acordo com o modo de trabalhar de cada escritório.

Mais uma vez, atenção: propostas muito abaixo da média podem ser tentadoras, mas têm alta probabilidade de não oferecer a qualidade que o seu condomínio merece!

Discutir as opções em reunião

Após o recebimento das propostas dos escritórios, é o momento de voltar à assembleia. Para facilitar o processo, montar uma comissão com representantes da administração e dos moradores é uma boa solução para democratizar ao máximo a escolha.

Na reunião de condomínio, devem ser avaliados os valores, os serviços padrão e auxiliares oferecidos por cada empresa. Caso surjam dúvidas, contatem novamente os escritórios e apenas fechem a escolha quando comissão e moradores tiverem total esclarecimento.

É importante ressaltar que a única exceção a essa seleção colaborativa são as obras de emergência, que podem ser aprovadas rapidamente pelo síndico ou pela empresa que administra o condomínio.

A Diretório da Arquitetura & Urbanismo orgulha-se de ser uma empresa especializada em serviços de obras para condomínios, com anos de experiência e focada nas necessidades de cada cliente.

Contratar arquiteto é muito mais do que um luxo: significa a segurança de que sua reforma será realizada com todo o respaldo técnico, personalização de soluções e dedicação possíveis. Agora que você já sabe como esse profissional é importante, entre em contato conosco e solicite uma proposta!

Katia Sano

Arquiteta formada na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1989, é sócia-diretora da DIRETÓRIO DA ARQUITETURA & URBANISMO desde sua fundação, em 1993.

Sem Comentários