Arquitetura, Dicas, Gestão, Planejamento, Recursos Humanos, Reformas, Síndicos

Entenda por que e como fazer pesquisa de satisfação no condomínio

julho 4, 2019
pesquisa de satisfação
Tempo de leitura 4 min
Powered by Rock Convert

Qual síndico não quer os moradores contentes com as suas medidas? Para garantir isso, contudo, suas escolhas devem ser feitas em alinhamento com as expectativas desses condôminos.

Nesse sentido, uma ferramenta muito poderosa para orientar a administração é a pesquisa de satisfação em condomínios. Quer entender como ela funciona para impulsionar o seu gerenciamento? Então, continue conosco! Vamos explicar por que e como aplicá-la.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Por que fazer uma pesquisa de satisfação no condomínio?

A figura do síndico é responsável por muitas decisões que impactam no bem geral de um condomínio. É válido lembrar que esse tipo de ambiente é escolhido justamente por causa do conforto, da segurança e da praticidade que oferece. Sua gestão, portanto, deve priorizar certas demandas e ações para que essas necessidades dos moradores sejam atendidas adequadamente.

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta muito útil quando se trata de entender o que não está de acordo para moradores, auxiliando o síndico a aprimorar essa gestão e eliminar pontos cegos. Quem observa e desfruta do resultado final das ações são os condôminos — logo, a pequisa permite reforçar os pontos positivos e corrigir os negativos.

Como essa pesquisa de satisfação é realizada?

Existem diversas maneiras de antecipar reclamações e entender como anda o contentamento dos moradores quanto a cada aspecto do condomínio. Vejamos, a seguir, as principais delas.

Levante pontos pertinentes

Não adianta realizar uma pesquisa se as respostas dadas não têm potencial para orientar a administração. Por isso, vise os pontos críticos do seu condomínio e levante questões acerca deles. Limpeza, segurança, infraestrutura, manutenção, funcionários capacitados são exemplos de pontos fortes para consultar.

Elabore um questionário

Após definir o que você deseja saber, é o momento de elaborar as questões. Elas precisam ser claras quanto ao que se quer obter dos moradores. Considere também a extensão da pesquisa: é preciso que todos tenham como respondê-las sem despender de muito tempo.

Envie aos moradores

Feito o questionário, existem várias formas de enviá-lo aos moradores. O e-mail é uma boa alternativa, pois garante praticidade a todos. Outra solução é disponibilizá-lo on-line. Isso permite que ele seja respondido anonimamente, garantindo mais conforto aos usuários — que poderão até ser mais sinceros por isso.

Em ambas as alternativas, o morador pode dar sua opinião rapidamente e de qualquer lugar.

Divulgue os resultados

Ao final, o síndico aumenta muito a sua credibilidade perante os condôminos ao divulgar os resultados obtidos. Essa atitude demonstra transparência e preocupação por parte da gestão, e os moradores se sentem parte do processo, enxergam que melhorias são buscadas e se engajam mais no aprimoramento do condomínio.

O que perguntar numa pesquisa de satisfação?

Agora, uma dúvida que pode restar é: afinal, o que um síndico deve perguntar? Para ajudar você nessa tarefa, vamos esclarecer alguns pontos importantes.

Pergunte sobre a infraestrutura

Verifique com os condôminos como eles avaliam a estrutura e manutenção do empreendimento. Questione, por exemplo, s se a limpeza, os reparos, a quantidade de latas de lixo e afins são satisfatórios do ponto de vista de quem usufrui deles.

Pergunte sobre os funcionários

O condomínio é a casa dos moradores, logo, é importante que haja harmonia entre eles e os funcionários que mantém o local. Verifique, portanto, o que se pensa sobre esses profissionais e se os seus resultados são satisfatórios.

Pergunte sobre a administração

Pergunte ainda sobre a satisfação geral com as decisões e posturas da administração. Essas respostas geram decisões futuras mais acertadas e alinhadas ao que é esperado pelos moradores.

Peça sugestões

Por fim, deixe campos abertos para condôminos que desejam levantar outros assuntos. Algumas reclamações mais específicas ou dicas valiosas podem ser acrescentados nesses espaços, sem comprometer aqueles que desejam ser mais objetivos.

Como vimos, a pesquisa de satisfação traz para o síndico a visão dos moradores. Com isso, ele pode administrar respaldado em demandas reais e acertadas — consequentemente, todo o empreendimento é aprimorado de forma contínua, aumentando a felicidade dos condôminos.

Então, nosso artigo trouxe informações úteis para a sua gestão? Agora, se quiser entender ainda mais sobre o assunto, aproveite para conferir também como é feita a instituição de condomínio!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário