Arquitetura, Dicas, Gestão, Planejamento, Recursos Humanos, Reformas, Síndicos

Infiltração no apartamento: saiba como resolver

maio 29, 2019
infiltração no apartamento
Tempo de leitura 4 min
Powered by Rock Convert

A infiltração no apartamento é um problema que causa grande dor de cabeça, pois nem sempre é fácil encontrar a sua origem. Os custos para resolver as infiltrações também não são baratos e outras situações podem ser causadas por elas, como os vazamentos, a danificação de paredes e outras estruturas e a elevação do gasto com água.

Dessa forma, em um condomínio, é preciso prestar atenção aos sinais de infiltração para resolver o quanto antes. Além disso, é necessário ponderar bem para saber de quem é a responsabilidade pelo custeamento de reparos.

Pensando nisso, trouxemos as principais dicas sobre esse assunto, levando em consideração todos os aspectos que envolvem uma infiltração. Para saber mais, continue lendo este texto!

Como ocorrem as infiltrações?

A infiltração em  um apartamento é resultado do excesso de umidade decorrente de algum tipo de falha estrutural. Ela pode atingir a parede, o teto e até o chão, dependendo da origem do problema. Em geral, as infiltrações podem ser identificadas pelas manchas de umidade na parede o no teto — que tornam a pintura amarelada e escura, devido ao acúmulo de água.

Outro sinal comum são as bolhas na pintura, assim como o estufamento do piso, que pode se soltar com o tempo. O mofo também pode ser um sinal de infiltração, e ele é um mal silencioso que prejudica a saúde, podendo causar graves problemas respiratórios.

A origem da infiltração nas paredes pode ser uma falha na estrutura hidráulica da construção, como o rompimento de encanamento de passagem de água ou esgoto. Outras causas comuns do problema são as fissuras ou rachaduras que contribuem para o acúmulo de umidade, assim como a proximidade de vegetação pela parte externa.

No teto, o transtorno pode acontecer tanto por causa de problemas hidráulicos quanto pela falha de inclinação da cobertura. Quando o piso é atingido por uma infiltração, a falta de vedação em relação à umidade do solo tem grandes chances de ser responsável por isso.

Como resolver o problema?

Ao observar algum sinal de umidade, busque por outros indícios que podem acompanhar o que você encontrou. Nem sempre uma mancha na pintura significa que seu apartamento está sofrendo com infiltração — pode ser que a tinta seja de qualidade inferior, por isso, é sempre importante averiguar.

Alguns casos podem ser resolvidos de maneira mais simples. No inverno, por exemplo, é comum que os banheiros de apartamentos apresentem umidade no teto, e isso se deve ao vapor d’água concentrado no ambiente. Nesse caso, o aumento da ventilação do lugar promove uma melhora do aspecto.

Mas se você está diante de um caso claro de infiltração, é necessário buscar a ajuda de um profissional competente para resolvê-lo. Muitas vezes, quando não há um comprometimento da estrutura da construção, a resolução é mais simples e mais barata. Por isso, quanto mais cedo procurar ajuda, menor será o prejuízo.

Quem deve arcar com os custos?

Principalmente nos imóveis alugados, decidir de quem serão os custos para reparar a infiltração pode gerar confusão. O ideal é verificar atentamente as condições da residência antes de fechar contrato, tendo certeza de que tudo está em perfeita ordem.

Em caso de degradação da estrutura (devido à falta de manutenção ou mesmo ao tempo) a responsabilidade é do proprietário do apartamento. Somente nos casos em que o morador realiza alguma reforma ou mudança na estrutura hidráulica é que ele deverá pagar pelo reparo.

O profissional que será chamado para resolver o problema, primeiramente, identificará qual é a tubulação que está causando a infiltração. Se o vazamento estiver nas tubulações chamadas verticais, significa que está na rede de distribuição de água e esgoto do edifício — portanto, é responsabilidade do condomínio, e você deve informar ao síndico sobre isso.

Já as tubulações horizontais abastecem cada apartamento, e o vazamento nelas está ligado ao uso particular do serviço.

Pronto! Agora você já sabe como identificar uma infiltração no apartamento e o que fazer se esse problema ocorrer com você. Preste atenção aos sinais de umidade na sua residência para que a situação não piore!

Este conteúdo foi útil para você? Assine a nossa newsletter para receber em primeira mão as nossas postagens!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário