Arquitetura, Dicas, Gestão, Planejamento, Recursos Humanos, Reformas, Síndicos

O que é automação residencial? Entenda mais sobre o assunto!

dezembro 12, 2018
o que é automação residencial
Tempo de leitura 4 min
Powered by Rock Convert

As casas inteligentes, antes presentes só em filmes futuristas como um sonho distante, já são reais e estão cada vez mais acessíveis. Mas você sabe o que é automação residencial e o quanto essa tecnologia pode melhorar o seu cotidiano?

A automação residencial é um recurso relativamente novo no qual várias tarefas podem ser otimizadas por meio de circuitos inteligentes personalizados, que compreendem e atendem aos hábitos dos ocupantes de determinado espaço.

Acompanhe nosso post e saiba mais sobre o que é automação residencial e como ela pode ser um artifício de grande vantagem para você e seu condomínio!

O que pode ser controlado com automação residencial?

Embora surgida como uma maneira de controlar melhor a iluminação e a climatização dos ambientes, ao longo dos anos foi expandida para outras áreas, como economia de energia e segurança.

Assim, os itens que são incorporados a projetos de automação residencial são: lâmpadas e luminárias, internet, telefone, aparelhos de TV, DVD e som, ares-condicionados e climatizadores em geral, persianas ou cortinas, trancas de portas, portões de garagem, câmeras de vigilância etc.

Um bom projeto deve prever todos esses pontos e reuni-los em uma plataforma acessível a qualquer usuário, desde controles específicos até smartphones ou tablets.

Por que investir em automação residencial?

Existem três vantagens muito expressivas para aqueles que optam por um projeto de automação: o aumento no conforto dos usuários, a economia de energia proporcionada e a melhoria na segurança da edificação.

Conforto

O conforto vem da facilidade de poder — a partir de uma só plataforma — acionar iluminação, controlar eletroeletrônicos, definir a temperatura do ar-condicionado e abrir ou fechar cortinas com poucos cliques.

Tarefas simples, mas que, quando combinadas e operadas em conjunto, criam atmosferas únicas de bem-estar para cada ocasião.

Economia

Quanto à economia, a primeira ideia geralmente é que a automação residencial seja custosa e prejudicial ao orçamento por requerer energia elétrica para funcionar.

Entretanto, o desligamento de aparelhos em stand by e a dimerização da iluminação, por exemplo, evitam que tudo seja utilizado na potência máxima e, assim, há uma economia considerável. E o bolso agradece!

Segurança

A segurança é certamente a principal questão. A instalação de câmeras permite ao usuário verificar a integridade do espaço e de seus ocupantes de onde quer que ele esteja. Para famílias com idosos ou crianças pequenas em casa, essa vigilância pode fazer enorme diferença para protegê-los de acidentes ou acionar socorro com rapidez.

É possível também se certificar de que você trancou a porta ao sair de casa, se fechou ou não as janelas se cair uma chuva e, em outros casos, detectar fugas de gás, curtos-circuitos ou focos de incêndio em fase inicial e até mesmo saber o horário que seus filhos chegam em casa.

Como a automação pode transformar um condomínio?

Os projetos de automação residencial para condomínios também têm se tornado cada vez mais sofisticados, especialmente no que se refere à segurança de moradores e funcionários.

Alguns recursos que têm ganhado popularidade são as portarias remotas e o acesso por meio de biometria. Assim, as pessoas cadastradas têm entrada agilizada, enquanto os visitantes precisam, necessariamente, ser aprovados pela equipe de segurança para entrarem nas dependências do condomínio.

Câmeras e acionamento de portões já são amplamente praticados em condomínios e são um tipo de automação. No entanto, muitas melhorias ainda podem ser proporcionadas a esse sistema, como mecanismos que acionam a polícia, em caso de invasões, bombeiros, na ocorrência de incêndio, ou mesmo uma ambulância, dada a necessidade.

Sensores de presença em algumas das áreas comuns também ajudam a economizar energia no condomínio — ao controlar luzes esquecidas acesas, aquecimento de piscinas, funcionamento de saunas etc. — e proteger o patrimônio, evitando vandalismos.

Além dos benefícios reais dos projetos de automação residencial, é inegável o aumento da sensação de segurança e da valorização do empreendimento como um todo, uma vez que essa iniciativa é extremamente bem-vista pelos consumidores.

Gostou de nossas dicas? Agora que você já aprendeu o que é automação residencial e todos os benefícios que esse recurso incrível pode trazer para o seu lar e para o seu condomínio, compartilhe este post com seus amigos e familiares por meio da nossa rede social!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário