Arquitetura, Dicas, Gestão, Planejamento, Recursos Humanos, Reformas, Síndicos

Por que contratar ajuda especializada para a manutenção de condomínios?

janeiro 24, 2019
manutenção de condomínios
Tempo de leitura 6 min
Powered by Rock Convert

Um síndico tem diversos deveres dentro de um condomínio — a administração dos prédios, controle das despesas, intermédio de assembleias e a mediação de conflitos. Além disso, o Código Civil estabelece a manutenção de condomínios como uma das incumbências desse cargo e a falta dela pode ser considerada responsabilidade da administração.

Dentro das instalações prediais existem alguns equipamentos que precisam de manutenção — para-raios, instalações de gás, sistemas elétricos e elevadores. Além disso, é necessário limpar as calhas, as caixas d’águas, piscinas e a fachada. O sistema hidráulico e as proteções contra incêndio devem ser inspecionados regularmente, entre outros.

Assim, para que nenhuma atividade seja deixada de lado e para facilitar a sua regularidade, o síndico deve considerar contratar uma empresa especializada em serviços de manutenção. Essa é uma forma garantir a eficácia e de prevenir acidentes.

Neste texto falaremos sobre as vantagens de contar com esse tipo de ajuda tanto para a parte administrativa, quanto para a qualidade do prédio em si. Fique atento a essas informações e boa leitura!

Redução de gastos

Quando um condomínio contrata uma empresa para a realização dos serviços de manutenção, há menor desperdício de materiais e produtos, do que com a contratação isolada de um funcionário. O custo de ferramentas e equipamentos também é por conta da empresa contratada, que poupa ainda mais o orçamento.

O prejuízo que seria causado pela ausência de algum colaborador, também sai das mãos do síndico. A reposição do quadro ou a contratação de um freelancer para o dia, é de responsabilidade da fornecedora dos serviços.

A possibilidade de renegociar os contratos para se adequar melhor à realidade do local também proporciona economia. Esse é o caso dos contratos de manutenção de elevadores que podem ser planos de cobertura reduzida, intermediária ou global. Esses planos dependem do tamanho do condomínio, da frequência e do tipo de uso dos elevadores.

Quando há, por exemplo, uma ampliação da área residencial ou é constatado o uso mais frequente do equipamento, pode ser necessária uma inspeção que englobe a substituição de peças desgastadas. Assim, uma cobertura que preveja esse tipo de situação evita que surjam gastos de emergência — que costumam ser os maiores.

Ganho de tempo

Sem a necessidade de verificar quais são as adequações necessárias nos serviços dos prédios, o síndico ganha tempo para se dedicar a outras atividades e fazer o planejamento do condomínio. Fica mais fácil fazer uma administração de qualidade quando é possível delegar tarefas para uma outra empresa.

Com o tempo extra, as reclamações e sugestões dos condôminos podem ser ouvidas e consideradas. Novos projetos — como instalação de energia solar  — podem sair do papel, bem como as reuniões e assembleias se tornam mais eficientes, sem a preocupação com a limpeza e os reparos nas dependências do condomínio.

Redução de vínculos empregatícios

O síndico pode se despreocupar em relação a questões trabalhistas como salário, folga, férias e licença médica porque não há vínculo empregatício entre a administradora do condomínio e os colaboradores. Eles são contratados diretamente pela empresa que presta os serviços e essa gestão é de responsabilidade dela.

Pagamento de salários, entrevista, contratação e treinamento do pessoal são ainda outros aspectos que saem da alçada do condomínio. Essa é uma vantagem porque poupa tempo e recursos para serem empregados de outra forma.

Assim, não é preciso tomar conhecimento e executar atividades burocráticas ou se preocupar com encargos trabalhistas. No entanto, é indicado verificar se a terceirizada está em dia com essas questões e qual a reputação dela junto aos funcionários do setor.

Como essas corporações trabalham em regime de escala, não é necessário verificar se há pessoas disponíveis para trabalhar em cada atividade do dia, porque a terceirizada fornece um quadro completo de funcionários e realiza a reposição sempre que necessário.

Padronização e qualidade do serviço

É muito comum que profissionais independentes utilizem de medidas paliativas para o reparo ou conserto de estruturas, com o objetivo de aumentar a vida útil de peças ou de um equipamento em si. Outra situação comum é que cada pessoa contratada realize um serviço de um jeito e dificulta a uniformização das instalações, bem como a fachada dos prédios.

Assim, com a contratação de uma empresa especialista, o serviço é padronizado e feito com a qualidade esperada, bem como é realizada a substituição de partes sempre que necessário, para manter a estética da pintura do condomínio e fazer a limpeza de forma eficaz.

Aumento da segurança

A segurança de um prédio não depende apenas das equipes de segurança. Os profissionais que diariamente frequentam aquele ambiente também estão relacionados a esse aspecto. Assim, contratar uma empresa de manutenção de condomínios de qualidade, garante a familiaridade dos moradores com os funcionários e aumenta o nível de confiança.

Além disso, é necessário manter determinados equipamentos em bom estado — extintores de chamas, splinkers, alarmes e portas corta-fogo — para que em um eventual incêndio, a situação possa ser controlada de forma rápida e eficiente, com a contenção do fogo para que as evitar que as chamas se espalhem.

Outra questão importante são as câmeras de vigilância que precisam estar em pleno funcionamento, para que a entrada e a saída de pessoas possam ser monitoradas de maneira eficaz. Todas as imagens devem ser transmitidas ao circuito interno e posteriormente gravadas.

Diminuição de riscos

Diversos tipos de riscos são evitados com uma manutenção de condomínios adequada. A queima de aparelhos eletrônicos e o risco de choques são diminuídos pela inspeção no sistema de aterramento e do para-choque. Panes, falhas ou quedas causadas pelo rompimento de cabos, deixam de ser uma preocupação quando é feita a verificação mensal dos elevadores.

Uma limpeza eficiente contribui para a saúde dos moradores, mitigando a proliferação de umidade, fungos, bactérias e até vetores de doenças como mosquitos, ratos e pombos. Com isso, o bem-estar geral é otimizado!

Pronto! Agora ficou mais claro como é vantajoso ter uma empresa para realizar a manutenção de condomínios. Contratar especialistas é a melhor forma de garantir o serviço de qualidade com resultados satisfatórios e isso não é diferente na arquitetura! A Diretório é um escritório de Arquitetura e Urbanismo que adapta os projetos à necessidade de cada cliente. Os serviços incluem desde projetos na planta, como também reforma e adaptação de construções, bem com o sempre estão atentos às questões ambientais.

Gostou deste conteúdo? Então, visite o nosso site e conheça mais sobre os nossos projetos!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário