Empresa de Reforma condominial

Quando contratar uma empresa especializada em reforma de condomínios?

Ao longo de sua vida útil, é normal que condomínios em geral recebam tratamentos de manutenção, para garantir segurança e conforto aos seus usuários. Mas você sabe para quais tipos de obra deve contratar uma empresa especializada em reforma de condomínios?

Existem reformas de diferentes complexidades e cada uma exige um nível de assistência de profissionais especializados. O importante é que o condomínio defina com clareza, antes de tudo, quais prioridades técnicas, funcionais e estéticas devem ser alcançadas.

Acompanhe nosso post e saiba como planejar e gerenciar com eficiência e qualidade a reforma do seu condomínio!

Quem decide sobre a necessidade de uma reforma?

Essa necessidade pode ser apresentada pela administração do condomínio, por meio do síndico, do gerente ou funcionários e moradores que possam reportar possíveis defeitos em equipamentos ou espaços de uso comum.

O passo seguinte é apresentar essa demanda e as soluções possíveis em uma reunião condominial, para que os moradores possam decidir que grau de prioridade essa manutenção deve receber.

No entanto, o síndico pode aprovar reformas de caráter emergencial, sem precisar de uma reunião prévia, quando a questão representar perigo iminente à integridade física dos usuários da edificação — é o caso, por exemplo, de abalos em pisos ou no sistema estrutural.

Uma boa estratégia é formar uma comissão, composta por representantes dos próprios moradores, para fiscalizar e cuidar de todas as atividades relacionadas às obras. Dessa maneira, as decisões serão tomadas em conjunto e comunicadas mais claramente aos demais condôminos.

Quais os tipos mais comuns de reforma em condomínios?

Os tipos de reforma dependem de vários fatores. Por exemplo, da fase da vida útil na qual o condomínio se encontra, do nível de degradação sofrido devido tanto à ação humana quanto por influência de fenômenos climáticos ou estruturais ou mesmo de possíveis mudanças em normas técnicas.

Pintura de áreas comuns

Esse é o tipo de reforma menos complicado. É aconselhado que pinturas sejam feitas a cada dois anos ou sempre que se fizer necessário, e normalmente esse procedimento é aprovado em assembleias de condomínio sem grandes empecilhos.

Revitalização de fachadas

Seja por meio de pintura, seja pela manutenção de revestimentos das fachadas, esse tipo de reforma já envolve questões mais complicadas. Nesse caso, contratar uma empresa especializada em reforma de condomínios é o primeiro passo, pois são necessários, no mínimo, equipamentos específicos para acessar a fachada com a devida segurança.

Acessibilidade universal

O direito à acessibilidade universal no Brasil é garantido por lei. Desde o começo da vigência do Decreto 5.296/04, as novas edificações que viessem a ser construídas deveriam garantir acesso a qualquer tipo de usuário, independentemente de sua capacidade de locomoção, compreensão, experiência, estatura ou idade.

As edificações anteriores ao decreto deveriam procurar se adaptar o quanto antes às medidas. No caso de condomínios, o foco recai sobre as áreas comuns de circulação e lazer, enquanto que, em edificações comerciais e corporativas, todo o espaço deve ser inclusivo, tanto para usuários eventuais quanto permanentes.

Manutenção de equipamentos

Elevadores, bombas de água, ventilação mecânica de escadas de incêndio, geradores de energia: todos os equipamentos devem estar em perfeito funcionamento, de forma a assegurar o bem-estar e a segurança dos moradores.

Em alguns casos, a troca desses equipamentos ou sistemas exige uma reformulação no espaço físico, o que, por sua vez, demanda planejamento e gerenciamento especializado em reformas. Por isso, consulte sempre profissionais de arquitetura e engenharia, para saber qual a melhor abordagem para o problema.

Por que contratar uma empresa especializada em reforma de condomínios?

A contratação de empresas especializadas no ramo de reformas condominiais traz uma série de benefícios de gerenciamento, economia e execução, especialmente no que se refere a obras de grande porte.

Planejamento de obras

É a parte mais essencial de uma obra de média ou grande proporção dentro de um condomínio. O primeiro passo é fazer um estudo sobre como viabilizá-la e como executá-la de forma eficiente, sem atrasos ou desperdícios.

Com um planejamento bem-feito, todo o decorrer da obra se torna muito mais fácil: é possível mapear e cronometrar cada etapa da reforma, os custos envolvidos, quais materiais serão necessários e onde encontrá-los.

Acompanhamento da execução

É importantíssimo que a administração condominial se respalde da forma correta contra acidentes ou qualquer outro tipo de problema no decorrer da obra.

Dessa maneira, ter profissionais qualificados acompanhando o andamento dos serviços não apenas evita erros de execução que podem vir a comprometer o orçamento disponível, como certifica que os profissionais contratados tomem todas as medidas de segurança necessárias, além de inspecionar a qualidade dos insumos utilizados e dos procedimentos realizados.

Redução de custos

Apesar de parecer um custo que não vale a pena, na verdade, gastar com bons projetos e planejamento adequado demanda apenas cerca de 10% do valor total da obra.

Ou seja: contratar uma empresa especializada em reforma de condomínios significa garantir qualidade e eficiência suficientes para evitar gastos excessivos, devido a erros de execução, desperdícios de materiais e retrabalhos.

Como selecionar uma empresa para auxiliar na reforma?

Independentemente do tipo de reforma, contratar uma empresa especializada é sinônimo de realizar todos os procedimentos necessários com qualidade e responsabilidade.

Selecionar a empresa na qual o condomínio precisará depositar uma confiança tão grande não é uma tarefa fácil, mas é possível usar alguns critérios para embasar a escolha da melhor forma possível.

Faça orçamentos

De acordo com o tipo de reforma, é possível encontrar vários orçamentos em uma pesquisa bem desenvolvida. Mas atenção: desconfie sempre de preços muito abaixo da média, pois há grandes riscos de o serviço oferecido não ser de boa qualidade. Fazer uma comparação entre os valores e as vantagens oferecidas é a melhor forma de fazer uma escolha segura.

As propostas de contratação muitas vezes vêm acompanhadas de diferentes formas de pagamento dos serviços, de modo a torná-los mais acessíveis a qualquer tipo de situação financeira, desde aquelas dos condomínios menores — que geralmente têm mais dificuldades em realizar os pagamentos — até os de grande porte.

É imprescindível que o síndico seja bastante realista com relação à organização financeira do condomínio. Dependendo da administração, o dinheiro a ser gasto pode já estar disponível em fundos de reserva ou deverá ser arrecadado para pagamento único ou de forma gradual, caso a empresa contratada trabalhe com parcelamentos.

Pesquise quais os serviços auxiliares oferecidos

Não estamos mais em uma época em que realizar uma obra com grandes índices de geração de resíduos e desperdícios de materiais, água e energia é tolerável. Pergunte, sempre que solicitar cada proposta, qual a política das empresas frente a essas questões.

Isso faz toda a diferença no papel que seu condomínio terá para a sustentabilidade, uma vez que essa preocupação tem grande potencial para mudar a mentalidade das pessoas — na administração do condomínio como um todo, no modo como as empresas atendem a essas demandas ou mesmo servindo como exemplo de boa iniciativa para outros condomínios.

Observe com atenção os contratos de serviços: são documentos de extrema importância para comprovar o tipo de trabalho solicitado, a forma como ele será executado e outros procedimentos adicionais.

Consulte outros clientes

Pesquise se outros clientes que contrataram os serviços das empresas foram bem atendidos, se as estimativas de prazos e custos foram cumpridas e se foi mantida a excelência durante a execução da obra. Essa análise funcionará como um eficaz parâmetro para medir a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

Além disso, consulte também a situação dos registros da empresa e dos profissionais envolvidos junto aos órgãos competentes, pois é mais uma forma de se respaldar juridicamente contra quaisquer problemas antes, durante e depois da obra.

Exponha as propostas em assembleia

Com exceção dos já citados casos de emergência, todas as demandas de reforma de condomínios precisam ser aprovadas em assembleia. Assim, o síndico ou a comissão designada para o assunto deve expor com clareza, aos outros moradores, as propostas enviadas pelas empresas, para que a escolha seja feita da forma mais justa possível.

Caso surjam dúvidas, elas não podem deixar de ser esclarecidas: contate as empresas o mais rapidamente possível e só faça a escolha definitiva quando todos os fatores envolvidos forem compreendidos em sua totalidade.

Agora que você já sabe mais da importância de contratar uma empresa especializada em reforma de condomínios, entre em contato conosco e realize sua obra com qualidade e segurança!

Fernando Rolim

Desenhista nas horas vagas, sempre planeja suas viagens baseadas em roteiros arquitetônicos.

Sem Comentários